Está aberta a seleção para o Programa de Mestrado Profissional em Artes

Está aberto o edital de acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES, sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC/UFBA. A iniciativa tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública. O PROF-ARTES é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O programa é realizado em rede, coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a UFBA participa em conjunto com UNESP/UnB/UFC/UFMA/UFMG/UFPA/UFPB/UFRN/UFU. 

A UFBA contará com 12 das 161 vagas disponíveis para todas as Instituições participantes, assim distribuídas: 3 em Artes Cênicas, 4 em  Artes Visuais e 5 em Música. O PROF-ARTES propõe discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade. O curso tem uma estrutura semi-presencial com a oferta de duas disciplinas de fundamentação à distância, três disciplinas obrigatórias e três optativas, além da realização de trabalho de conclusão orientado de forma presencial.  

O mestrado terá como área de concentração o Ensino de Artes e propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções. Foram definidas duas linhas de pesquisa: "Processos de ensino, aprendizagem e mediação em artes", concentrando estudos que aproximam as práticas artísticas e os processos de ensino; "Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes" com estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de aula. 

Para participar do PROF-ARTES os candidatos deverão ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares e/ou Culturais Públicas. As inscrições são feitas exclusivamente via internet no site www.ceart.udesc.br/profartes, até o dia 24 de maio.