Grupo de Pesquisa lança primeira edição da Revista Acadêmica Periódicus

Ligado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA, o Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), lançará às 19h desta sexta-feira (09/05) a primeira edição da Revista Acadêmica Periódicus. O lancamento deve acontecer durante o encerramento da VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH (Associação Brasileira de Estudos da Homocultura), realizado de 07 a 09/05, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na cidade de Rio Grande (RS).

A revista tem o propósito de publicar trabalhos ligados aos estudos queer na América Latina e Península Ibérica. Além da sessão de textos livres, a primeira edição conta com um dossiê, organizado pelo professor Leandro Colling, com o tema Cartografias dos estudos queer na ibero-américa. “Como vários textos falam sobre a importância da obra do pesquisador Nestor Perlongher, resolvemos colocar a imagem dele na capa de nossa primeira edição. A criação é do designer Caio Sá Telles, que dialogou também com uma das capas do livro Saint Foucault, do David Halperin que, aliás, faz parte do nosso conselho editorial. Perlongher é a nossa santa loca”, disse Colling.

O conselho editorial da Periódicus é composto por 37 pesquisadores de várias universidades brasileiras e do exterior. A partir de sexta-feira, dia do lançamento, a revista estará disponível para leitura na web.  Em breve, a revista fará a chamada de textos para a segunda edição, que será toda dedicada sobre os estudos queer e a educação e também deve ser publicada ainda este ano.