#HelpCalouro: informações para você que acabou de chegar

Aulas têm início nesta segunda, 08/05

O início da vida acadêmica caminha ao lado de uma série de desafios, escolhas e muita leitura. Pensando em dar uma ajudinha a você, calouro, que precisa saber como se deslocar entre os campi, quais são os serviços disponíveis ao estudante, como fazer para acompanhar as principais notícias da Universidade ou se preparar para um intercâmbio, o Edgardigital reuniu as principais informações que podem ser úteis ao longo de seu curso, seja de graduação ou pós-graduação.

Longe de esgotar todos os serviços disponíveis na Universidade, a relação abaixo busca dar um suporte inicial ao estudante recém-ingresso, que terá na UFBA sua segunda casa, habitada não só pelo ensino, como também pela extensão e pesquisa.

Transporte:

Buzufba- Se você tem aula em lugares diferentes, a UFBA oferece um sistema exclusivo e gratuito de transporte. Confira os roteiros e os horários!

https://www.ufba.br/sites/devportal.ufba.br/files/cartaz-buzufba.pdf

Saúde – Conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a UFBA oferece alguns serviços médicos. Entre eles:

Hospital

– Complexo HUPES: é formado pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos, mais conhecido como Hospital das Clínicas, pelo Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO) e pelo Ambulatório Professor Magalhães Neto (AMN). É um importante polo de atendimento à população baiana.

Dentista

– Faculdade de Odontologia: a FOUFBA faz parte do SUS, através de convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Assim, para obter o atendimento na FOUFBA basta ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil e apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou Cartão SUS. O atendimento acontece na própria Faculdade, localizada no campus Canela.

Atendimento de saúde exclusivo para a comunidade:

– Serviço Médico Universitário Rubens Brasil Soares (Smurb):  órgão que presta serviços à comunidade acadêmica (estudantes, funcionários e professores) e outras clientelas dirigidas. O Smurb realiza atendimentos em diversas especialidades, odontológica, de enfermagem, fisioterápica e psicossocial, através de consultas individuais e de programas interdisciplinares voltados para grupos de risco. Para ter acesso a estes serviços o aluno precisa estar devidamente cadastrado. Para tanto, é preciso comparecer ao Serviço munido dos seguintes documentos para a triagem: comprovante de matrícula do semestre em curso, carteira de identidade e comprovante de vacinação.

Assistência Universitária – para os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, há bolsas que visam promover a permanência do estudante. Também são oferecidos serviços a baixo custo. Entre eles:

– Alimentação: o Restaurante Universitário, conhecido “RU”, oferece almoço e jantar por apenas R$2,50. Basta apresentar comprovante de matrícula e identidade. É possível encontrar o RU nos campi de Ondina e em São Lázaro.

– Moradia: as Residências Universitárias da UFBA são administradas pela pró-reitoria de ações afirmativas e assistência estudantil (Proae). Além da habitação, as residências possuem áreas comuns para estudos e convivência, equipamentos e utensílios de uso coletivo, fornecimento de água, gás, energia elétrica, internet, limpeza, manutenção dos bens coletivos e segurança.

Saiba mais: https://proae.ufba.br/pt-br/servico-residencia 

Além desses serviços, a Proae também tem mais duas modalidades de auxílio: auxílio-transporte e auxílio a pessoas com necessidades educativas especiais em Salvador.

A seleção para os benefícios de assistência e permanência na UFBA (Edital  2017.1), começa na próxima segunda-feira, 08, e segue até 19 de maio.

Pesquisa

– Iniciação científica e grupos de pesquisa: uma boa oportunidade para os estudantes entrarem no campo da pesquisa, sendo orientados por pesquisadores experientes, fomentando ainda a aprendizagem de técnicas e métodos científicos.

Leia mais: PROPCI .

Extensão – há inúmeras oportunidades para você, estudante, que tem interesse em ir além da sala de aula. Confira! Mais informações: PROEXT 

– Empresas juniores: são associações sem fins lucrativos e com fins educacionais formadas exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, tem como objetivo desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de atuação que a empresa júnior for vinculada. Vale conferir se o seu curso tem!

– Serviço de Apoio Jurídico (Saju): voltado para alunos do curso de Direito, o SAJU engloba dois núcleos de trabalho – (1) o núcleo que faz assistência judiciária (atividade de prestação de serviço jurídico aos necessitados em esfera processual) com atendimento individualizado; e (2) o núcleo que trabalha com a assessoria popular, lidando com demandas coletivas, com ênfase no trabalho de educação jurídica popular. Mais informações no blog: http://sajubahia.blogspot.com.br/p/o-que-e-o-saju.html 

– Liga Acadêmica: realiza atividades extraclasse e ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da atividade médica. Tem sede na Faculdade de Medicina, sendo uma associação civil e científica livre, de duração indeterminada, sem fins lucrativos.

Idiomas – Para aprender um novo idioma, a UFBA oferece duas opções:

– O Nupel (Núcleo Permanente de Extensão em Letras): vinculado ao Instituto de Letras, oferece cursos de idiomas a preços acessíveis para a comunidade interna e externa. Saiba mais: https://nupel.ufba.br/ 

– O Profici (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA): programa institucional que oferece cursos de idiomas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português como língua estrangeira) gratuitos a alunos com matrícula regular em nível de graduação e pós-graduação, bem como a funcionários e docentes da UFBA.

A próxima seleção acontece no segundo semestre e tem o lançamento do edital previsto para 29 de junho de 2017. Saiba mais: https://profici.ufba.br/ 

Você sabia? Professores podem indicar uma leitura que não esteja em português, por isso, é bom falar/hablar/speak/parler outro idioma. Esse conhecimento vai te ajudar também no próximo item da nossa lista.

Intercâmbio – Para se aventurar em outros universos acadêmicos, o estudante deve ficar atento às exigências do Regulamento do Ensino de Graduação e Pós-Graduação, como, por exemplo, já ter cursado 20% dos créditos do curso no ato da inscrição. Todos os anos, durante o mês de março e agosto, o interessado em mobilidade acadêmica internacional deve solicitar uma das vagas nas universidades parceiras que, ao todo, somam 324, em diversos países de todos os continentes. Neste caso, todos os custos ficam por conta do estudante. No entanto, ao longo do ano, são divulgadas diversas oportunidades de intercâmbio com oferta de bolsas e auxílios. É só acompanhar nossos canais de comunicação e boa viagem!

Mais informações: Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI). 

Esportes – Quem gosta de esportes e tem interesse em fazer parte de algum time, das diferentes categorias esportivas da UFBA, pode procurar a associação esportiva de seu curso, a atlética. Atualmente já existem atléticas dos cursos de medicina, administração, direito, engenharia mecânica, engenharia civil, odontologia, matemática e estatística, arquitetura e bacharelados interdisciplinares.

Para saber mais sobre torneios ou como criar uma atlética, basta procurar alguém da Liga das Atléticas da UFBA (LAUFBA), na página do facebook .

Segurança: A UFBA vem adotando um conjunto de medidas destinadas a reforçar a segurança nos seus campi. O cadastramento de veículos é uma dessas ações e tem como objetivo facilitar a identificação de membros da comunidade acadêmica nos campi, facilitando, assim, a circulação de carros e motos.

Para fazer o cadastro, basta acessar o portal de Segurança da UFBA. O espaço é destinado também para o registro de quaisquer ocorrências com pessoas da comunidade interna e externa.

Bibliotecas: O sistema universitário de bibliotecas da UFBA é formado por 20 bibliotecas divididas por área de conhecimento (5), universitárias setoriais (10) e universitárias especiais (4). Para fazer empréstimos, é necessário que o estudante se cadastre, é preciso apresentar o comprovante de matrícula e carteira de identidade em alguma unidade do sistema de bibliotecas.

Quer saber se a Biblioteca tem o livro que você está procurando? Você pode olhar de qualquer lugar no sistema de pesquisa onlinehttp://www.pergamum.bib.ufba.br/pergamum/biblioteca/index.php

Editora

A Editora da UFBA (EDUFBA) possui mais de 800 títulos publicados em diversas áreas temáticas. Conta ainda com três livrarias próprias, onde comercializa sua produção e de mais 60 instituições.

Confira o site da EDUFBA e o facebook da Edufba.

Comunicação

UFBA em Pauta: noticiário diário hospedado no portal da UFBA, é responsável pela publicação de notícias referentes à administração central e à comunidade acadêmica.

Edgardigital: periódico online que tem no nome uma homenagem ao fundador e primeiro reitor da UFBA, Edgard Santos (1946-1961). Publicado semanalmente em newsletter e no site do Edgardigital, reúne as notícias mais relevantes sobre ações da gestão e material jornalístico produzido com exclusividade para o semanário.

Agenda UFBA: reúne informações sobre os próximos eventos da universidade.

TV UFBA: quer conteúdo relevante? Inscreva-se no canal da TV UFBA no youtube. O cardápio audiovisual já conta com 630 vídeos.

Redes sociais:

Quer informações da UFBA na sua timeline? É só “curtir” os canais oficiais de comunicação da UFBA:

No Facebook – UFBA em PautaAgenda UFBATV UFBA,

No Twitter: UFBA em Pauta.

No Instagram – UFBA em Pauta.

Curta e compartilhe!

Glossário UFBA

Para você que fica perdido com as siglas da Universidade, o EdgarDigital dá mais uma forcinha! Confira abaixo o glossário hiperlinkado da UFBA com algumas das nossas unidades (pró-reitorias, superintendências e assessorias):

PROGRAD    PROPCI     PROPG    PROEXT    PROPLAN

PROAD    PRODEP    PROAE    SUPAC    SUMAI

SEAD        SUPAD    STI        AAI        ASCOM

Outros:

Ouvidoria Geral   

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

Fonte: Edgar Digital.