01 - TV UFBA apresenta

See video

O professor, pesquisador, dançarino e coreógrafo Clyde Morgan conta um pouco sobre sua trajetória artística e sua experiência como educador na Universidade Federal da Bahia.

See video

Conhecido como Senhor dos Metais, o artista plástico e escultor, Gilmar Bacar, apresenta a exposição “Maré Alta”, em cartaz no Museu Náutico da Bahia até o dia 21 de maio. As obras são produzidas a partir de materiais do uso cotidiano como talheres, conchas e ferro de passar roupa, além da utilização de parafusos, que segundo o artista deixa o trabalho mais apurado. Miniaturas de embarcações, motocicletas e orixás, são algumas das representações que podem ser encontradas na mostra.

See video

Aos 21 anos, o estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UFBA, Calebe Lopes, terá um de seus curtas exibido no Festival de Cannes, na categoria 'Short Film Corner' - mostra não competitiva que serve de vitrine para novos profissionais. Com roteiro e direção do jovem estudante, o filme "Um dia é da vida, o outro da morte" foi gravado em um dos campi da UFBA e traz como tema central a banalização da morte e da violência nas redes sociais. Calebe conta ainda sobre sua trajetória no audiovisual, a paixão pelo cinema e os desafios em produzir um filme.

See video

Quatro gerações de pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento discutem sobre o contexto da mulher no universo científico. Eliane Azevedo (medicina), Suani Pinho (física), Wlamyra Albuquerque (história) e Ângela Freire (NEIM) analisam a construção histórica e cultural, o cenário atual e as perspectivas para que as mulheres garantam mais espaço nas ciências.

See video

Você sabia que apenas 10% das cobras são venenosas? Segundo a pesquisadora e coordenadora do NOAP (Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia), Rejâne Lira, as pessoas são educadas a sentir medo desses animais por razões culturais e falta de conhecimento. O NOAP, além de desenvolver pesquisas e estudos sobre aranhas, cobras e escorpiões, também funciona como museu itinerante e desenvolve trabalhos educativos.

See video

Inspirado no universo da crença e resistência da mulher afro-religiosa, o espetáculo “Mulheres do Àse – Performance Ritual” apresenta dança, música, imagem, história e poesia como forma de expressão dos rituais e ícones que envolvem a fé dessas mulheres. A performance conta ainda com depoimentos em vídeo de personalidades femininas do candomblé e tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA. A direção geral e roteirização são da artista e servidora-técnica Edileusa Santos.