02 - TV UFBA em pauta

See video

Pela primeira vez em Salvador, o festival internacional de divulgação científica, Pint of Science, foi sucesso de público nos três dias de evento. Nos bares que receberam o festival - Barravento, Caranguejo e RedBurger - foi possível notar pesquisadores e público interagindo de forma descontraída sobre temas de diferentes áreas da ciência. Confira alguns momentos

See video

Dar visibilidade e discutir sobre questões relacionadas à saúde, ao bem-estar e à convivência com as diferenças dentro da comunidade universitária foi o foco da Primeira Semana de Saúde e Bem-Estar da UFBA.

See video

Produtos orgânicos, artesanato e atividades culturais integram a programação da Feira Agroecológica da UFBA que acontece todas as sextas no campus de Ondina, das 8h às 14h. A ideia é incentivar uma alimentação saudável,  promover o respeito ao meio ambiente e apoiar a agricultura familiar. Além da comercialização de alimentos livres de agrotóxicos, a iniciativa também abre espaço para debates, sessões de relaxamento, yoga e outras atividades socioeducativas.

See video

A defesa do ensino de filosofia nos currículos escolares foi um dos principais pontos discutidos durante o I Encontro da Rede Iberoamericana de Filosofia. O Encontro, sediado na UFBA, reuniu importantes organizações e associações filosóficas de vários países latino-americanos, além de Espanha e Portugal.

See video

56 pesquisadores da Universidade Federal da Bahia foram contemplados no Programa de Apoio a Jovens Doutores (Propesq), fruto da parceria entre a UFBA e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. O programa se configura como um importante incentivo à carreira científica e revela o alto nível das pesquisas produzidas dentro da Universidade.

See video

O surto de febre amarela silvestre que tem atingido o Brasil foi tema do seminário promovido pela Reitoria da UFBA em conjunto com o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) na manhã da sexta feira, 7 de abril. O evento reuniu pesquisadores brasileiros que estão entre as maiores autoridades mundiais em febre amarela para debater o cenário atual e as dificuldades no controle da doença.

See video

Nomes conceituados no cenário nacional e internacional da pesquisa sobre escravidão se reuniram no PAF 1 da UFBA entre os dias 15 e 17 de março para discutir sobre o tráfico de escravos e as formas de economia que se desenvolveram em torno da rota transatlântica. A importância em se discutir este tema, as pesquisas desenvolvidas em torno dele e suas implicações atuais e futuras são destaque no vídeo da TV UFBA.

See video

O professor, arquiteto e urbanista Paulo Ormindo, autor do livro Memória das Pedras, narra sua trajetória ao longo dos seus 80 anos de vida e 50 anos de atividade profissional.