Conecta

See video

Em nosso cotidiano acabamos ficando expostos a uma série de riscos à nossa saúde. Agentes causadores de doenças podem estar mais próximos do que imaginamos e o nosso corpo precisa estar preparado para se defender de possíveis infecções. O nosso Sistema Imunológico e as vacinas que foram e são desenvolvidas com o passar do tempo constituem um importante conjunto de defesa para o nosso organismo.

Manoel Barral, professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da UFBA e também diretor da FIOCRUZ Bahia, com trabalhos de grande reconhecimento no ambiente científico brasileiro e internacional, é o convidado nesta edição do "Conecta" e nos ajuda entender melhor sobre imunidade e as vacinas.

See video

André Lemos, professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, é o convidado desta edição do Conecta. Ele é doutor em Sociologia pela Université Paris V, mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela Coppe (UFRJ),  e pós-doutor pelas University of Alberta e Mcgill University no Canadá. Cibercultura é o tema que norteia a análise feita pelo pesquisador, abordando outros assuntos como internet das coisas, cidades inteligentes, redes sociais, vigilância digital e as possíveis consequências do crescente uso da internet sobre as relações humanas.

See video

Salvador é o tema principal desta edição do Conecta. Para falar da cidade, a TV UFBA convidou o arquiteto e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, Isaías de Carvalho Santos Neto. Isaías, no decorrer do tempo e de sua formação, tem um olhar cuidadoso para a cidade e estes conhecimentos e experiências o fizeram escrever o livro "Memória Urbana - Poética para uma cidade", que retrata sob o olhar particular do autor a Salvador de meados do século XXI.

No programa, Isaías de Carvalho discute e elabora críticas e elogios à capital baiana, remete ao seu passado, fala do seu presente e até elabora projeções dos caminhos que a cidade, que no dia 29 de março de 2015 completou 466 anos, deveria seguir.

Isaías de Carvalho possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia(1966), especialização em Aperfeiçoamento Em Didática Para Docentes do Ensino pela Universidade Federal da Bahia(1974), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia(1979) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo(1991).

See video

Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia, João José Reis é reconhecido em todo o Brasil, e fora do país, sendo destaque por suas pesquisas em temas como escravidão, história social e cultural da África e movimentos sociais.

Convidado desta edição do Conecta, João Reis trata sobre a escravidão no Brasil e seus reflexos, que perduram no tempo em nossa sociedade. A discussão, além de apresentar aspectos históricos de grande importância, pode nos levar ainda a uma reflexão mais crítica sobre a situação social do negro e o racismo.

See video

Esta edição do Conecta traz o depoimento de Charbel Niño El-Hani, professor e pesquisador do Instituto de Biologia da UFBA. Ele expõe sobre uma das linhas de pesquisas em que trabalha atualmente, no falando sobre o tema "Pesquisa e Ensino de Ciência", pensado principalmente da perspectiva da educação pública.

Charbel é Professor Associado do Instituto de Biologia, UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). É bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), mestre em Educação pela UFBA (1995) e Doutor em Educação pela USP (2000). Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca, com Claus Emmeche, de 2003 a 2004.

See video

Uma conversa sobre música com alguém que tem propriedade para falar do assunto. Entre os mais experientes e renomados professores da tradicional Escola de Música da UFBA, o professor Paulo Costa Lima é o convidado nesta edição do "Conecta". Expondo pontos importantes da sua pesquisa no campo da Música, Paulo discute o conceito de música, questões do mercado musical e ainda dá uma explicação para o fato de cada pessoa ter uma relação tão particular com a música.

Compositor e professor da Escola de Música da UFBA, Paulo Costa Lima iniciou os estudos de música em 1969, na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com professores como Jamary Oliveira, Lindembergue Cardoso, Piero Bastianelli e Ernst Widmer, que mais tarde seria "pesquisado" pelo próprio Paulo Lima. Graduou-se em Composição pela University of Illinois at Champaign-Urbana (USA), em 1977, onde também concluiu o Mestrado em Educação Musical. Ele ainda é doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998) e em Artes pela Universidade de São Paulo (2000).

See video

O professor e pesquisador Emerson Andrade Sales é pós-doutorado em Engenharia Química e coordena o LABEC, Laboratório de Bioenergia e Catálise, que fica na Escola Politécnica da UFBA. Emerson apresenta sua pesquisa com microalgas e fala sobre o grande potencial bioenergético desses seres vivos que podem gerar, entre outras coisas, biocombustíveis "ecológicos" e, portanto, menos agressivos ao ambiente.

Emerson Sales ainda discute a grande dependência que a sociedade atual tem para com o petróleo e seus derivados e alerta sobre os pontos negativos que essa fonte de energia traz para a natureza e para o desenvolvimento e sobrevivência da humanidade.

See video

Esta edição do Conecta traz como convidado o professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da UFBA, Tarcisio Matos de Andrade, que também é coordenador do Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, serviço de extensão permanente daquela faculdade. Tarcisio ainda coordena também o Centro de Atenção Psicossocial para pessoas que usam álcool e outras drogas - CAPSad Gregório de Matos, serviço docente e assistencial, e é sobre suas pesquisas relacionadas com essas atividades que dialoga o programa.

Sob a ótica da Redução de Danos, que propõe uma forma de abordagem e tratamento diferenciados no trato com usuários de drogas, põe-se em discussão a forma como são tratados essa pessoas, seja nas ruas ou nos serviços públicos de saúde. O uso de drogas enquanto problema social e as políticas públicas adotadas frente a essa questão também são questionadas pelo professor.

See video

Graça Druck, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora do CRH/UFBA e do CNPq é a convidada nesta edição do Conecta. Com o tema "Mundo do Trabalho", a pesquisadora fala, sob uma perspectiva crítica, sobre características gerais do trabalho e emprego no Brasil e também das particularidades baianas neste cenário.

A "precarização social do trabalho" é um dos aspectos mais aprofundados pela pesquisadora e ela comenta muitas condições de trabalho encontradas atualmente e que são desfavoráveis ao trabalhador. O trabalho terceirizado, inserção de jovens no mercado de trabalho, trabalho informal e outros subtemas também foram discutidos nesta edição do Conecta. Confira!

See video

Com o intuito de promover a interação entre as pesquisas acadêmicas e o cotidiano da sociedade, o CONECTA, novo programa da TV UFBA, estreia com a participação da Arquiteta, Urbanista e professora da UFBA, Ana Fernandes.

Tomando como fio condutor de uma de suas linhas pesquisas, o planejamento urbano, a arquiteta comenta sobre a importância e os desafios em pensar formas de organizar a cidade. Nossa convidada apresenta ainda o trabalho desenvolvido por seu grupo de pesquisa "Lugar Comum" junto à comunidade do bairro de Saramandaia.