Vídeos

See video

56 pesquisadores da Universidade Federal da Bahia foram contemplados no Programa de Apoio a Jovens Doutores (Propesq), fruto da parceria entre a UFBA e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. O programa se configura como um importante incentivo à carreira científica e revela o alto nível das pesquisas produzidas dentro da Universidade.

See video

O surto de febre amarela silvestre que tem atingido o Brasil foi tema do seminário promovido pela Reitoria da UFBA em conjunto com o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) na manhã da sexta feira, 7 de abril. O evento reuniu pesquisadores brasileiros que estão entre as maiores autoridades mundiais em febre amarela para debater o cenário atual e as dificuldades no controle da doença.

See video

Quatro gerações de pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento discutem sobre o contexto da mulher no universo científico. Eliane Azevedo (medicina), Suani Pinho (física), Wlamyra Albuquerque (história) e Ângela Freire (NEIM) analisam a construção histórica e cultural, o cenário atual e as perspectivas para que as mulheres garantam mais espaço nas ciências.

See video

O professor, arquiteto e urbanista Paulo Ormindo, autor do livro Memória das Pedras, narra sua trajetória ao longo dos seus 80 anos de vida e 50 anos de atividade profissional.

See video

Nomes conceituados no cenário nacional e internacional da pesquisa sobre escravidão se reuniram no PAF 1 da UFBA entre os dias 15 e 17 de março para discutir sobre o tráfico de escravos e as formas de economia que se desenvolveram em torno da rota transatlântica. A importância em se discutir este tema, as pesquisas desenvolvidas em torno dele e suas implicações atuais e futuras são destaque no vídeo da TV UFBA.

See video

Você sabia que apenas 10% das cobras são venenosas? Segundo a pesquisadora e coordenadora do NOAP (Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia), Rejâne Lira, as pessoas são educadas a sentir medo desses animais por razões culturais e falta de conhecimento. O NOAP, além de desenvolver pesquisas e estudos sobre aranhas, cobras e escorpiões, também funciona como museu itinerante e desenvolve trabalhos educativos.

See video

Inspirado no universo da crença e resistência da mulher afro-religiosa, o espetáculo “Mulheres do Àse – Performance Ritual” apresenta dança, música, imagem, história e poesia como forma de expressão dos rituais e ícones que envolvem a fé dessas mulheres. A performance conta ainda com depoimentos em vídeo de personalidades femininas do candomblé e tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA. A direção geral e roteirização são da artista e servidora-técnica Edileusa Santos.

See video

Confira mais vídeos em nosso canal: Congresso UFBA 70 anos

See video

Confira mais vídeos em nosso canal: Congresso UFBA 70 anos

See video

A mesa redonda teve como objetivo discutir as implicações decorrentes da fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério das Comunicações, visto que os dois ministérios apresentam funções bem distintas.